A queda do Glúten e a dieta paleo.

Um estudo recentemente publicado no “Internal Medicine” destaca duas tendências relacionadas a doença celíaca e dietas sem glúten. Em primeiro lugar, a prevalência da doença celíaca tem permanecido bastante estável nos últimos cinco anos, enquanto a segunda, a percentagem de pessoas sem doença celíaca aderindo a dietas sem glúten mais do que triplicou.

Isso é tolo, benéfico, ou um pouco de ambos? Neste artigo, vamos examinar o que essas tendências dizem ou não, e o que tudo isso significa com respeito à dieta Paleo.

Vamos observar!

Há muito dinheiro envolvido ao se comercializar alimentos que contenham glúten. Nos EUA, por exemplo, o mercado de cereais é avaliado em US $ 9,8 bilhões, enquanto o mercado de padarias em lojas valem mais US $ 13,2 bilhões.

O mercado de produtos designados especificamente como “sem glúten”, embora crescendo rapidamente, é avaliado em menos de US $ 1 bilhão. Assim, as empresas de alimentos têm grandes incentivos financeiros para dissuadir as pessoas a adotarem a tendência sem glúten.

A única exceção seria pessoas com doença celíaca. De acordo com a medicina alopática convencional, são as únicas pessoas que devem abster-se completamente de glúten.

Nos últimos anos, no entanto, um fluxo constante de pesquisa demonstrou a realidade da sensibilidade ao trigo, bem como a sensibilidade ao glúten não celíaca (NCGS), demonstrando que existem razões médicas legítimas para as muitas pessoas que não têm doença celíaca evitarem ou renunciar glúten. No entanto, parece haver um esforço concertado dentro da comunidade médica para minimizar essas condições ou desencorajar as pessoas a experimentarem as dietas sem glúten.

Notadamente, em junho de 2016, o Dr. Peter HR Green escreveu um editorial no Los Angeles Times em que ele postulava que as associações com a doença celíaca e dietas sem glúten, possuía uma legítima percepção médica, mas “tendo pouca evidência científica”, em sua visão, onde dietas sem glúten realmente melhoraram a saúde. As opiniões de Green são influentes porque ele é o diretor do Celiac Disease Center da Universidade de Columbia. Enquanto Green reconhece a existência de sensibilidade ao trigo, ele insiste que estas condições afligem apenas uma parcela muito pequena da população. A partir daqui, ele caminha para um refrão familiar sobre os perigos de dietas sem glúten. “O que os adeptos “sem glúten não parecem perceber”, diz Green, é que, ao excluir o glúten, eles também excluem uma série de nutrientes que os mantêm fora do consultório médico, e não nele” .

Nem todas as dietas sem glúten são iguais

Green traz um ponto muito bom, embora um pouco enganador. É verdade que excluindo todos os alimentos que contenham glúten de sua dieta, você também pode estar excluindo nutrientes importantes. Por outro lado, você poderia dramaticamente melhorar o seu perfil de nutrientes por não comer glúten. Tudo depende, é claro, de qual dieta sem glúten você está seguindo. A advertência de Green lembra o argumento cansado muitas vezes lançado contra a dieta Paleo: a idéia de que, excluindo produtos lácteos, cereais e leguminosas, você corre o risco de se tornar um deficiente nutricional. Bem, se você está comendo uma dieta de junk food exclusivo desses grupos de alimentos, então, é claro que você vai se tornar um deficiente nutricional. Porém se você está seguindo o modelo de dieta Paleo, que é cheio de alimentos nutritivos e densos, é provável que você vai melhorar o seu índice de nutrientes .

Da mesma forma, a exclusão de todos os alimentos que contém glúten pode resultar em uma boa dieta ou não.

Vamos considerar o último caso.

Muitas das alternativas comercialmente disponíveis sem glúten para pão, biscoitos e bolos são feitas de ingredientes igualmente insalubres.Basta ler as letras miúdas: Você verá vários cereais sem glúten como amido de milho, farinha de sorgo, farinha de arroz, etc .; Em suma, se você simplesmente trocar os alimentos tradicionais contendo glúten por alternativas disponíveis comercialmente sem glúten, você provavelmente não vai melhorar a sua saúde em nada, e como pelo aviso do Dr. Green, você irá tornar seu organismo em um deficiente nutricional.

E sobre a dieta paleo?

Então o que significa a tendência sem glúten para Paleo? Isso é uma coisa boa ou representa um movimento paralelo ao longo do mesmo espectro insalubre?

A maneira que eu vejo, esta é uma matéria de ganhos ou perdas para a comunidade da dieta paleo. A bola está em nossa quadra. Se não fizermos nada, podemos esperar que aqueles milhões de pessoas que estão em direção a uma alimentação sem glúten, pode ser engolido pela indústria de alimentos, que felizmente oferece-lhes alternativas, embora alternativas sem muito valor agregado. Se, por outro lado, alcançarmos essas pessoas compartilhando informações, receitas e inspiração sobre a Dieta Paleo, elas podem melhorar significativamente sua saúde.

Assim no geral, a tendência sem glúten é muito encorajadora porque demonstra uma motivação genuína entre milhões de pessoas ao comer e se sentir melhor. Dadas as informações certas, elas serão capazes de fazer exatamente isso.

REFERÊNCIAS

[1] Kim HS, et al. (Novembro de 2016). Tendências do tempo na prevalência de doença celíaca e dieta sem glúten na população dos EUA: Resultados do National Health and Nutrition Examination Surveys 2009-2014. JAMA Internal Medicine, 176 (11). Retirado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27598396

[2] Euromonitor International. (Outubro de 2015). Cereais de café da manhã nos EUA. Retirado de http://www.euromonitor.com/breakfast-cereals-in-the-us/report

[3] Hennessy M. (Jan 2014). US mercado de padaria em loja no valor de US $ 13 bn. Food Navigator EUA. Obtido em http://www.foodnavigator-usa.com/Markets/US-in-store-bakery-market-worth-13-bn

[4] Crawford E. (Jan 2015). As vendas de produtos sem glúten continuam a crescer dois dígitos na qualidade, seleção. Food Navigator EUA. Obtido em http://www.foodnavigator-usa.com/Markets/Sales-of-gluten-free-products-will-continue-to-grow-double-digits

[5] Uhde M, et al. (Jul 2016). Danos nas células intestinais e ativação imunológica sistêmica em indivíduos que relatam sensibilidade ao trigo na ausência de doença celíaca. Gut (online). Obtido em http://gut.bmj.com/content/early/2016/07/21/gutjnl-2016-311964.full

[6] Fasano A, et ai. (Maio de 2015). Sensibilidade ao glúten não-celíaco. Gastroenterology, 148 (6). Retirado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25583468

[7] Green PHR e Jones R. (9 de junho de 2016). A verdade sobre dietas sem glúten. Los Angeles Times . Retirado de http://www.latimes.com/opinion/op-ed/la-oe-green-jones-gluten-free-diet-20160609-snap-story.html

[8] Green PHR e Jones R. (9 de junho de 2016). A verdade sobre dietas sem glúten. Los Angeles Times . Retirado de http://www.latimes.com/opinion/op-ed/la-oe-green-jones-gluten-free-diet-20160609-snap-story.html

[9] Cordain, L., et al., Origens e evolução da dieta ocidental: implicações de saúde para o século XXI. Am J Clin Nutr, 2005. 81 (2): p. 341-54.

Olá, me chamo Marcio Roberto. Sou pesquisador, orientador, educador e tenho formação na área de exatas. Praticante de atividades esportivas como Crossfit, musculação e treinos intervalados, utilizo o estilo alimentar Paleo/Primal onde obtive uma melhora fenomenal em minha qualidade de vida, além de aprender e praticar meios de nutrição e tudo que engloba saúde, beleza e bem estar. Apaixonado por novos aprendizados, busco sempre o aprimoramento pessoal através da ciência, compartilhando as novas descobertas com o intuito de ajudar as pessoas transformarem suas vidas.

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