Gorduras x Carboidratos – Qual a melhor fonte de energia?

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje eu venho falar de um assunto que traz muitas divergências no mundo todo. Os carboidratos são essenciais para gerar energia ou a gordura faz este trabalho com maior eficiência?

É uma pergunta que gera muita discussão e que os resultados variam de pessoa para pessoa. Como eu não irei entrar em assuntos altamente técnicos, manterei o foco naquilo que percebo em mim e nas pessoas que venho acompanhando.

Desde que passei a controlar os carbos através da alimentação da Paleo, pude perceber com o aumento das gorduras saudáveis e proteínas, uma melhora significativa em meus níveis de energia. Seja em um dia de descanso ou nos dias de treino intenso.

Assumo que inicialmente eu não havia tido esta percepção, mas após ter chegado no peso que almejava, decidi aumentar um pouco meu volume muscular novamente e para isso é necessário um aumento nos níveis de carboidratos para uma melhor retenção de glicogênio.

Decidi então fazer alguns testes.

Adicionei mais carboidratos em horários como almoço, depois café da manhã e por fim dividi-los em porções a cada refeição. Lembrando que eu mantenho somente quatro refeições diárias e assim pude dividi-los com mais tranquilidade.

Com o decorrer dos testes, permaneci com a ideia que a melhor hora de ingestão é após o treino (eu treino a noite). Porque?

Quando passei adicioná-los em meu pré-treino por exemplo, senti aquela velha letargia insulínica, apesar de ingerir os alimentos que possuem uma carga glicêmica menor, ao invés de aumentar minha energia, acabou me causando uma determinada fadiga.

Com os resultados obtidos, pude perceber que a resposta ainda é mais eficiente na refeição pós treino, onde consigo o pico glicêmico necessário para a reposição energética e uma absorção de glicogênio maior para o meu anabolismo.

Nas partes da manhã, continuo basicamente com zero carbos para maximizar a minha perda de gorduras e mantendo assim o meu percentual baixo.

No almoço, ao acrescentar carbos, acabei por me sentir muito sonolento e menos ativo na parte da tarde, observando também um aumento de apetite no decorrer do dia.

Portanto, pude chegar a conclusão, que uma alimentação high fat e high protein, aliada com um baixo nível de carboidratos, acaba se tornando mais eficiente, não somente para quem deseja diminuir gordura corporal, mas para um melhor nível energético e desempenho na hora dos treinos.

Nos dias de descanso, os carbos foram aumentados significamente, fazendo uma reposição bem acentuada no glicogênio muscular e colaborando na recuperação para os próximos treinos.

Os níveis de hidratação foram mantidos altos e o consumo das gorduras animais também. Mantive a mesma quantidade de proteínas e acrescentei creatina no pós treino com a ingestão dos carbos com maior carga de glicêmica.

Conclusão: Ainda acredito que isso pode ser um pouco variável de pessoa para pessoa, porém levo em consideração que o fator universal energético ainda continua sendo o mesmo através das gorduras boas (saturadas), que metabolicamente falando, são utilizadas pelo corpo para uma performance maior na hora dos treinos intensos e duradouros.

Portanto, ao invés de ingerir qualquer tipo de açúcar no pré treino, optei por manter o shake protéico com cafeína e gorduras para uma melhor termogênese e estado de alerta.

Observe seu corpo, faça os testes e veja em qual horário melhor se encaixa a ingestão dos alimentos. Utilize o bom senso na quantidade dos carbos e utilize os alimentos corretos de acordo com a alimentação Paleo. Com certeza a base do sucesso é conhecer como seu corpo funciona e aprender a manipular seu metabolismo de forma eficiente.

Um grande abraço!

Marcio Roberto

Olá, me chamo Marcio Roberto. Sou pesquisador, orientador, educador e tenho formação na área de exatas. Praticante de atividades esportivas como Crossfit, musculação e treinos intervalados, utilizo o estilo alimentar Paleo/Primal onde obtive uma melhora fenomenal em minha qualidade de vida, além de aprender e praticar meios de nutrição e tudo que engloba saúde, beleza e bem estar. Apaixonado por novos aprendizados, busco sempre o aprimoramento pessoal através da ciência, compartilhando as novas descobertas com o intuito de ajudar as pessoas transformarem suas vidas.

2 thoughts on “Gorduras x Carboidratos – Qual a melhor fonte de energia?

  1. Nice

    Muito interessante! Dicas importantes para todas as pessoas que desejam viver com saúde e disposição.

  2. Luciene

    São dicas essenciais para quem treina.

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