Magnésio e seus benefícios

O magnésio pode ser o mineral mais deficiente na nutrição humana, apesar de fontes alimentares desse nutriente serem abundantes. É um mineral com efeito calmante ou anti stress, e muito importante para muitas funções humanas. O magnésio também é necessário para a construção de tecido do corpo – especialmente ósseo. 

Você encontra magnésio principalmente em alimentos de origem vegetal – grãos, legumes, verduras, nozes e sementes – apesar de frutos do mar serem abundantes deste mineral. Vegetais verde escuros são particularmente uma boa fonte de magnésio. Existe um paralelo fascinante entre clorofila das plantas, o pigmento verde que é rico em magnésio e transforma a luz solar em energia utilizável, em seguida, armazena o açúcar e hemoglobina humana. A hemoglobina é uma molécula química semelhante nas células vermelhas do sangue de animais que contém ferro, em vez de magnésio. A hemoglobina é essencial para o transporte de oxigênio para todas as células e tecidos do corpo.

Contudo o corpo elimina facilmente excesso de magnésio, a toxicidade é quase desconhecida, embora o excesso de magnésio pode causar fezes moles ou diarreia. A deficiência é bastante comum e pode levar a cãibras musculares, problemas de calcificação, fadiga, irritabilidade e insônia.

As principais funções do magnésio incluem:

  • Relaxar os músculos, incluindo o coração.
  • Trabalha em conjunto com enzimas para realizar funções metabólicas, incluindo a síntese de proteínas, produção de energia, e a função neuromuscular.
  • Usado para a falta de sono, ansiedade, cólicas menstruais, cãibras ou espasmos musculares, pressão alta, ataques de asma e batimentos cardíacos anormais.
Eu ingiro bastante magnésio?

Um método para avaliar o seu estado de magnésio é simplesmente entrar em contato com o seu médico e solicitar o teste de magnésio detalhado. No entanto, a avaliação de magnésio é normalmente feito usando o teste de soro do sangue, e esses testes podem ser enganadores. Apenas 1% de magnésio no corpo é realmente encontrado no sangue, e apenas 0,3% é encontrado no soro do sangue, testes de soro sanguíneo de forma clínica pode não identificar com sucesso a deficiência de magnésio.

O que fazer?

Felizmente, é possível ter uma noção de como anda a sua ingestão simplesmente perguntando a si mesmo algumas perguntas sobre seu estilo de vida e prestando atenção para certos sinais, que podem ser de baixos níveis de magnésio.

Aprenda a entender os sinais abaixo e descubra o que você pode fazer para garantir o equilíbrio de magnésio e boa saúde. Se você responder sim a qualquer uma das seguintes perguntas, você pode estar com baixa ingestão de magnésio.

1. Você ingere bebidas carbonatadas regularmente?

A maioria dos refrigerantes coloridos escuros contém fosfatos. Estas substâncias ligam-se, na verdade, com magnésio no interior do trato digestivo, tornando-o disponível para o corpo. Assim, mesmo se você está comendo uma dieta equilibrada, por beber refrigerante com suas refeições você está jogando o magnésio para fora do seu sistema.

O consumo médio de bebidas carbonatadas é hoje dez vezes mais do que ela foi em 1940. Este aumento disparado é responsável tanto pela redução de magnésio quanto para a disponibilidade de cálcio no corpo.

2. Você come regularmente doces, tortas, bolos, sobremesas, doces ou outros alimentos com açúcar?

O açúcar refinado não só  é um produto de zero de magnésio, mas também faz com que o donuts-268250_1280organismo venha excretá-lo através dos rins. O processo de produção de açúcar refinado de cana de açúcar remove o melaço, tirando o teor de magnésio inteiramente.

O açúcar não serve simplesmente para reduzir os níveis de magnésio. Os alimentos doces são conhecidos pelos nutricionistas como “anti-nutrientes”. Anti-nutrientes, como doces são alimentos que substituem alimentos nutritivos integrais na dieta, e que realmente consomem bons nutrientes quando digerido, resultando em uma perda líquida.Todos os alimentos necessitam de vitaminas e minerais para serem consumidos, a fim de alimentar o processo de digestão. É importante escolher alimentos que “repõe” nutrientes vitais ao organismo.

Os alimentos doces e produtos assados e ​​processados ​​que você tem em sua dieta, o torna, provavelmente, deficiente em magnésio e outros nutrientes vitais.

3. Você experimenta uma boa dose de estresse em sua vida, ou você teve recentemente algum procedimento médico importante, como uma cirurgia?

4. Você bebe café, chá ou outras bebidas com cafeína todos os dias?

Os níveis de magnésio são controlados no corpo em grande parte pelos rins, que filtram e excretar o excesso de magnésio e outros minerais. Mas a cafeína faz com que os rins liberem ainda mais magnésio, independentemente do status do corpo.

Se você ingerir bebidas com cafeína, como café, chá e refrigerante regularmente, o risco de deficiência de magnésio aumenta.

5. Você toma algum diurético, medicamentos para o coração, asma, pílulas anticoncepcionais ou faz terapia de reposição hormonal?

Os efeitos de certas drogas têm comprovado reduzir os níveis de magnésio no corpo, aumentando esta perda através da excreção pelos rins.

6. Você bebe mais de sete doses alcoólicas por semana?

drink-1031701_1280O efeito do álcool sobre os níveis de magnésio é semelhante ao efeito de diuréticos: Abaixa

o magnésio disponível nas células através do aumento da excreção pelos rins. Em estudos, a deficiência clínica de magnésio foi encontrado em 30% dos alcoólatras.

O aumento da ingestão de álcool também contribui para a diminuição da eficiência do sistema digestivo, bem como a deficiência de vitamina D, os quais podem contribuir para os níveis baixos deste magnésio.

7. Você toma suplementos de cálcio sem magnésio ou suplementos de cálcio com magnésio em menos de uma proporção 1: 1?

Estudos têm demonstrado que quando a ingestão de magnésio é baixa, a suplementação de cálcio pode reduzir a absorção de magnésio e retenção. Enquanto a suplementação de cálcio podem ter efeitos negativos sobre os níveis de magnésio, a suplementação de magnésio melhora o uso de cálcio no corpo.

Embora muitos relatórios sugerem tomar cálcio e magnésio na razão de 2: 1, este valor é, em grande medida arbitrária. A proporção ideal para qualquer indivíduo irá variar dependendo das condições atuais, bem como fatores de risco para a deficiência .

No entanto, vários pesquisadores agora suportam a de 1:1, sendo a relação de cálcio e magnésio para melhor suporte ósseo e redução de risco de doença. Isto é devido não só ao aumento de evidências que apontam para a deficiência de magnésio generalizada, mas também preocupações sobre o risco de calcificação arterial quando os estoques de magnésio estão baixos, acoplando-se com a alta ingestão de cálcio.

Segundo o pesquisador de magnésio observou Mildred Seelig:

“ O corpo tende a reter cálcio quando  se encontra num estado deficiente de magnésio. A ingestão de cálcio extra em um determinado tempo pode causar um aumento anormal dos níveis de cálcio no interior das células, incluindo as células do coração e dos vasos sanguíneos. Agora, quando existe o equilíbrio necessário entre o cálcio e magnésio nas células, é melhor para ter a certeza de que o magnésio estará adequado se estiver tomando suplementos de cálcio. “

8. Você experimenta qualquer um dos seguintes sintomas?
  • Ansiedade?
  • Hiperatividade?
  • Dificuldade para dormir?
  • Dificuldade em manter o sono?

Os sintomas acima podem ser sinais neurológicos da deficiência de magnésio. A quantidade de magnésio adequada é necessária para a condução dos nervos e também está associada com desequilíbrios de electrólitos que afetam o sistema nervoso. Níveis baixos de magnésio também estão associados com alterações de personalidade e, por vezes, depressão.

9. Você sente qualquer um dos seguintes sintomas?
  • espasmos musculares dolorosos
  • Dores musculares
  • Fibromialgia
  • tiques faciais
  • espasmos nos olhos, ou movimentos involuntários dos olhos

Sintomas neuromusculares como estes estão entre os sinais clássicos de um déficit de magnésio em potencial.

Sem magnésio, nossos músculos estariam em um estado constante de contração.

O magnésio é um elemento necessário de relaxamento muscular, e sem ele os nossos músculos estariam em um estado constante de contração. O cálcio, por outro lado, sinaliza músculos para contrair. Como se observa no livro O Fator de magnésio, dois minerais são “dois lados de uma moeda fisiológica; eles posseum ações que se opõem um ao outro, porém funcionam como uma equipe. “

Os testes de Sinal de Chvostek e sinal de Trousseau, são testes clínicos para os movimentos musculares involuntários, e ambos podem indicar tanto a deficiência de cálcio ou magnésio, ou ambos. De fato, a deficiência de magnésio pode realmente aparecer como uma deficiência de cálcio, e uma das primeiras recomendações ao receber resultados baixos de teste de cálcio é a suplementação de magnésio.

10. Será que você responder sim a qualquer uma das perguntas acima e também possuiu 55 anos ou mais?

Os adultos mais velhos são particularmente vulneráveis ​​ao baixo status de magnésio. Tem sido demonstrado que o envelhecimento, estresse e doença, tudo contribui para aumento das necessidades de magnésio, mas a maioria dos adultos mais velhos realmente tomam menos magnésio a partir de fontes de alimentos do que quando eram mais jovens.

Além disso, o metabolismo de magnésio pode ser menos eficiente à medida que envelhecem, devido a mudança do trato gastrointestinal e de que os rins também contribuem para uma absorção e retenção menores de magnésio em adultos mais velhos.

Se você estiver acima de 55 anos e também mostrando sinais ou sintomas relacionados à baixa de magnésio, é particularmente importante que você se esforce para melhorar a ingestão deste mineral. Quando os estoques do corpo de magnésio executam em baixa, os riscos de hipomagnesiemia evidente (deficiência de magnésio) aumentam significativamente.

COMO VOCÊ PODE SABER COM CERTEZA SE VOCÊ TEM UMA DEFICIÊNCIA?

O impacto de magnésio é tão crucial e de grande alcance que os sintomas da sua ausência se manifesta em todo os sistemas do corpo. Isso faz com que os sinais de sua ausência seja difícil de definir com precisão absoluta, mesmo com o julgamento de pesquisadores de ponta. Importantes médicos observaram essa dificuldade em seu relatório ao magnésio no Simpósio Internacional de 2007:

“As manifestações clínicas na deficiência de magnésio são difíceis de definir, pois a depleção deste está associado a anormalidades consideráveis ​​no metabolismo de muitos elementos e enzimas. Se prolongado o consumo insuficiente, pode ser responsável por sintomas atribuídos a outras causas, ou cujas causas são desconhecidas “.

Entre os pesquisadores, a deficiência de magnésio é conhecida como a epidemia silenciosa do nosso tempo, e é amplamente reconhecido que o teste definitivo para a deficiência permanece indefinida. Judy Driskell, Professor de Nutrição e Ciências da Saúde da Universidade de Nebraska, refere-se a essa “deficiência invisível”, como a deficiência de magnésio latente crônica, e explica:

“Os esforços para encontrar um indicador do estado de magnésio subclínico não produziram uma relação custo-benefício que tem sido bem validada “

No entanto, enquanto a identificação de deficiência de magnésio pode não ser clara, a sua importância é inegável.

O Magnésio ativa mais de 300 reações enzimáticas no organismo, traduzindo-se em milhares de reações bioquímicas que acontecem em uma base constante diariamente. O magnésio é essencial para a transmissão nervosa, contração muscular, coagulação do sangue, produção de energia, metabolismo de nutrientes e ossos e formação de células.

Considerando esses efeitos variados e abrangentes, para não mencionar o efeito cascata que os níveis de magnésio tem sobre outros minerais importantes, como cálcio e potássio.

Uma coisa é clara: A baixa ingestão de magnésio a longo prazo é algo a ser evitado.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AUMENTAR A INGESTÃO DE MAGNÉSIO?

capsule-1079838_1280Quanto mais tempo o seu consumo continuar baixo, maior a  probabilidade de seus estoques físicos serem diminuídos, deixando-o exposto a alguns dos efeitos colaterais mais preocupantes a longo prazo. Segundo o Dr. Carolyn Dean, MD, ND, e especialista em terapia de magnésio, a quantidade adequada pode melhorar a saúde do coração, prevenir acidente vascular cerebral e obesidade, melhorar o humor e a memória.

Se você não respondeu a todas as perguntas acima, você pode ser capaz de confiar em fontes elevados dos alimentos de magnésio, como os descritos nos artigos que ainda estão por vir sobre o magnésio na dieta.

No entanto, para muitas pessoas, especialmente aqueles com doenças e sintomas associados à baixa de magnésio , suplementação ativa pode ser um elemento crucial para retornar à boa saúde.

Em seu livro, O magnésio Miracle, Dr. Dean observa que a quantidade adequada de magnésio através de alimentos é notoriamente difícil, afirmando:

Estou convencido de que, para obter hoje o suficiente de magnésio, você precisa tomar suplementos.

Uma das maneiras mais eficazes para melhorar seus níveis de magnésio é combinar uma dieta saudável com suplementos de magnésio.

Em adultos mais velhos, reduzir os níveis de ácido gástrico no sistema digestivo pode ser um fator de disponibilidade mineral reduzida. Suplementos de ácido clorídrico pode ser combinado com magnésio para combater este dilema; no entanto, uma opção mais simples e menos dispendioso, é a utilização de suplementos de cloreto de magnésio . Cloreto de magnésio tem sido comprovada a ter uma alta biodisponibilidade, permitindo simultaneamente a quantidade necessária de cloreto para a digestão saudável de vitaminas e absorção mineral.

O pesquisador de magnésio Mildred Seelig chamou de magnésio “The Guardian em silêncio de nossos corações e artérias” e “necessário para a vida”. E o Dr. Carolyn Dean chama de “o elo que faltava para a saúde total”.

Se você ainda não ouviu falar muito sobre magnésio e sua importância para uma boa saúde, agora é a hora de aprender. E se isto é algo que você sempre quis dizer, então é a hora de agir!

Um grande abraço!

Marcio Roberto

Olá, me chamo Marcio Roberto. Sou pesquisador, orientador, educador e tenho formação na área de exatas. Praticante de atividades esportivas como Crossfit, musculação e treinos intervalados, utilizo o estilo alimentar Paleo/Primal onde obtive uma melhora fenomenal em minha qualidade de vida, além de aprender e praticar meios de nutrição e tudo que engloba saúde, beleza e bem estar. Apaixonado por novos aprendizados, busco sempre o aprimoramento pessoal através da ciência, compartilhando as novas descobertas com o intuito de ajudar as pessoas transformarem suas vidas.

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