As batatas são Paleo?

Tenho notado nos últimos anos, que muitos seguidores da dieta Paleo acreditam que as batatas podem ser consumidas regularmente, sem quaisquer efeitos adversos para a saúde. Parte dessa desinformação parece resultar de escritores de blogs e outros que não estão familiarizados com a literatura científica relacionada com as batatas. Então, devemos estar comendo batatas ou não?

Voltando ao início dos ano 80, antes de ter descoberto a dieta Paleo, quando assumi que uma dieta com baixo teor de gordura, rica em carboidratos e baseada em vegetais, seria o melhor plano nutricional para uma boa saúde. Pouco me fez perceber como eu estava errado – Eu deveria ter escutado meu corpo. Uma das minhas experiências pessoais na época era tão ruim quanto o café da manhã com batatas cozidas. Elas simplesmente me deixaram sem energia, me sentindo nervoso, agitado e deprimido – tudo isto apenas algumas horas depois da minha refeição matinal. Mais tarde, após estar embasado através da literatura médica, eu descobri uma ideia nova que poderia explicar os sintomas.

No início dos anos de 1980 um conceito novo chamado de índice glicêmico – desenvolvido pelo Dr. David Jenkins da Universidade de Toronto tinha acabado de sair. Ele nos mostrou que certos alimentos como as batatas faziam com que os níveis de açúcar no sangue subiam vertiginosamente e em seguida, caiam drasticamente. Era este o motivo que me fazia sentir tão mal. Eu comia batatas no almoço e elas causavam aumento nos meus níveis de açúcar no sangue, para depois cair drasticamente abaixo de seus níveis originais.

Em minha mente, era comum de manhã cedo, onde todas as primeiras refeições continham batatas e mantiveram-se comigo ao longo dos anos. Agora eu entendo completamente como as batatas são um dos piores alimentos que podemos comer, não só para o café da manhã, mas como complementos em nossas refeições. Tal como acontece com todos os alimentos de origem vegetal, o consumo esporádico de batatas terá pouco impacto sobre sua saúde geral, mas se você comê-las regularmente, como a maioria de suas calorias diárias, sua saúde vai sofrer.

Carboidratos de alto índice glicêmico

Nos Estados Unidos se come um monte de batatas. Pesquisas mostraram o consumo per capita de (126 lbs) de alimentos de batata para cada pessoa nos EUA em 2007. Se compararmos esse total para todos os açúcares refinados (137 lbs per capita) , você pode ver que o país ingere o mesmo tanto de batatas como fazemos com os açúcares refinados.

Então por que estou trazendo esta comparação entre açúcares refinados e batatas? Vamos dar uma olhada nos índices glicêmicos de vários alimentos de batata e contrastá-los com açúcares refinados. Eu acho que você vai ficar à deriva.blog-graphic1

A partir dos valores na tabela, você pode ver claramente que quase todos os produtos de batata têm índices glicêmicos que são substancialmente mais elevados do que a sacarose (açúcar de mesa) ou xarope de milho. Então, na verdade, comer batatas é a mesma coisa que comer açúcares puros, mas ainda pior, em termos de danos, estes tubérculos amiláceos fazem aumentar os nossos níveis de açúcar no sangue. A partir desta informação, você pode ver claramente por que essas pequenas refeições de batatas que eu fazia há tantos anos atrás, me faziam sentir tão péssimo!

Açúcares refinados, batata “Foods” e A dieta Paleo

Devido as batatas possuírem um dos maiores valores de índice glicêmico em relação a qualquer outro alimento, elas também causam o aumento dos nossos níveis de açúcar no sangue tão rapidamente que por sua vez fazem com que nossas concentrações de insulina subam simultaneamente. Quando estas duas respostas metabólicas ocorrem repetidamente durante o curso de apenas uma ou duas semanas, já começamos a nos tornarmos resistentes à insulina – uma condição que frequentemente precede o desenvolvimento de uma série de doenças conhecidas como a síndrome metabólica. Ao longo de meses e anos, a resistência à insulina conduz a uma grande variedade de efeitos devastadores à saúde. A lista de doenças da síndrome metabólica é longa: Obesidade, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, pressão arterial alta, colesterol no sangue e outras químicas sanguíneos anormais, inflamação sistêmica, gota, acne, acantose nigricans (uma doença de pele), marcas na pele e mama, cólon e cancros na próstata.

A maioria das batatas consumidos nos EUA são altamente processadas na forma de batatas fritas, purê de batatas e produtos desidratados. Estes alimentos, são  normalmente processados com vários aditivos (sal, óleos vegetais, gorduras trans, açúcares refinados, laticínios, grãos de cereais e conservantes) que podem afetar adversamente a nossa saúde de forma variada. Se essas deficiências nutricionais, juntamente com a sua elevada resposta glicêmica não faz você desconfiar das batatas, em seguida, lhe darei informações que certamente irão fazer você mudar de ideia.

Eu ainda tenho que falar dos elementos mais perigosos de todos que estão dentro das batatas – Os anti nutrientes. Mais mortes e envenenamentos não letais tem ocorrido a partir da ingestão de batatas que de qualquer outro complemento não contaminado em nossa alimentação.

Os Anti nutrientes – As Batatas e as saponinas

Eu quase posso garantir que se você perguntar ao seu médico de família sobre as saponinas dietéticas presentes nas batatas, eles irão apresentar um certo desconhecimento. O mesmo pode ser dito para os treinados nutricionistas em seu hospital ou clínica local. Até mesmo profissionais de saúde complementares astutos, são geralmente ausentes de certo conhecimento quando se trata das saponinas em nossa alimentação diária. Apesar de uma montanha de evidências científicas que esses compostos podem ser toxinas potentes e até mesmo letais, eles raramente são considerados como ameaças alimentares para a nossa saúde.

Saponinas derivam em seu nome devido a sua capacidade de formar “sabão” (como as espumas) quando misturado com água. Quimicamente, certas saponinas da batata são comumente referidas como glicoalcalóides. Sua função é proteger a raiz da planta de batata (tubérculo) a partir da microbiana e o ataque dos insetos. Quando consumida pelos potenciais predadores, os glicoalcalóides protegem a batata porque atuam como uma toxina. Estes compostos exercem os seus efeitos tóxicos pela dissolução das membranas celulares. Quando roedores e animais maiores, incluindo humanos, ingerem o glicoalcalóide presentes nos tubérculos, como a batata, estas substâncias frequentemente criam buracos no revestimento do intestino, aumentando assim a permeabilidade intestinal. Estes glicoalcalóides em nossa corrente sanguínea em concentrações suficientes, podem causar hemólise (destruição da membrana celular) das nossas células vermelhas do sangue.

As batatas contém duas saponinas glicoalcalóides: 1) α-chaconina e α-solanina que pode afetar negativamente a permeabilidade intestinal e agravar doenças inflamatórias do intestino (colite ulcerativa, doença de Crohn e síndrome do intestino irritável). Mesmo em adultos normais saudáveis uma refeição de purê de batatas resulta no aparecimento rápido de ambos (α-chaconina e α-solanina na corrente sanguínea). A toxicidade destas duas glicoalcalóides é dependente da dose – o que significa que quanto maior for a concentração na corrente sanguínea maior é o seu efeito tóxico. Pelo menos 12 casos separados de intoxicação humana pelo consumo de batatas, envolvendo cerca de 2000 pessoas e 30 mortes foram registrados na literatura médica. As saponinas das batatas podem ser letalmente tóxicas. Uma vez na corrente sanguínea em concentrações suficientes, esses glicoalcalóides inibem uma enzima chave (acetilcolinesterase), necessária para a condução do impulso nervoso. Os níveis de ambos (α-chaconina e α-solanine) numa variedade de alimentos de batata são listados na tabela abaixo.

Nota-se que as maiores concentrações destes glicoalcalóides tóxicos ocorrem nas cascas da batata. Cascas de batatas fritas recheadas com pimentão e recheados de creme de leite e pimentas jalapeño, seria uma bomba com efeitos devastadores sobre a sua permeabilidade intestinal. E, literalmente, se você comeu o suficiente destes canapés, eles poderiam matá-lo.

Então surge a seguinte pergunta lógica: Devemos estar comendo um alimento que contém duas toxinas conhecidas que rapidamente entram na corrente sanguínea, aumentam a permeabilidade intestinal e potencialmente prejudicar os sistemas nervoso e circulatório?

Na opinião do Dr. Patel e co-autores: “. . . Se a batata fosse para ser introduzida hoje como um novo alimento, é provável que a sua utilização não seria aprovada devido à presença destes compostos tóxicos “.

Em uma revisão abrangente dos glicoalcalóides presentes nas batatas, o Dr. Smith e colegas expressaram sentimentos semelhantes: “As informações disponíveis sugerem que a susceptibilidade dos seres humanos para o envenenamento através dos glicoalcalóides, é tão alta quanto variável: doses orais na faixa de 1-5 mg / kg de peso corporal são marginalmente um agravante tóxico para os seres humanos, enquanto que 3 – 6 mg / kg de peso corporal pode ser letal. A estreita margem entre a toxicidade e a letalidade é, obviamente, motivo de preocupação. Apesar de grave intoxicação pelo glicoalcalóide em seres humanos ser rara, há uma suspeita generalizada de que a intoxicação leve é mais presente do que se imaginava. “

O limite de seguro comumente aceito para total (α-chaconina +-α solanina) em alimentos de batata é de 200 mg / kg, um nível proposto há mais de 70 anos atrás, enquanto a evidência mais recente sugere que este nível deve ser reduzido para 60 – 70 mg / kg. Se você observar mais a fundo, verá que muitos produtos alimentares de batatas ultrapassam esta recomendação.

Eu acredito que muito mais preocupante do que a toxicidade dos glicoalcalóides, é o seu potencial para aumentar a permeabilidade intestinal ao longo de toda a vida, muito particularmente em pessoas com doenças de inflamação crónica (do cancro, doenças auto imunes, doenças cardiovasculares e doenças de resistência à insulina). Muitos cientistas agora acreditam que um intestino solto pode representar um gatilho quase universal para doenças auto imunes.

O intestino tornar-se “permeável”, com certeza não é uma coisa boa. Se o conteúdo intestinal  tiver acesso ao sistema imunológico, que por sua vez torna-se ativado; causam assim uma inflamação sistêmica de baixo nível crônica conhecida como endotoxemia. Em particular, um componente da parede celular de bactérias geram situações negativas ao intestino chamados lipopolissacárido (LPS) que é altamente inflamatória. Qualquer LPS que consegue passar a barreira intestinal é imediatamente engolida por dois tipos de células do sistema imunológico (macrófagos e células dendríticas). Uma vez engolida por estas células imunitárias, LPS liga-se a um receptor (Toll-like receptor-4) nestas células, causando uma cascata de efeitos que levam a um aumento das concentrações de sangue de citoquinas pró inflamatórias (hormonas localizadas). Dois estudos em humanos, recentes, têm mostrado que as dietas ricas em batata aumentam o marcador da inflamação no sangue de IL-6. Sem baixo nível de inflamação crônica sistêmica é pouco provável que algumas das doenças clássicas da civilização (cancro, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes e doenças de resistência à insulina) teriam uma oportunidade de tomar posse e infligir seus efeitos fatais.

Uma nota final sobre batatas:

Para adicionar insulto à injúria, este alimento comumente consumido é uma importante fonte de lectinas alimentares. Em média batatas contêm 65 mg de lectina de batata por quilograma. Como é o caso com a maioria das lectinas, que têm sido pouco estudados em seres humanos, nós realmente não temos informações conclusivas como lectina das batatas podem impactar na saúde humana. No entanto, estudos preliminares indicam que tecidos de lectina das batatas são resistentes à degradação pelas enzimas do intestino, ultrapassam a barreira intestinal e pode então ligar vários tecidos em nossos corpos. As lectinas das batatas foram encontrados para irritar o sistema imunológico e produzir sintomas de hipersensibilidade alimentar em doentes alérgicos e anti alérgicos.

Cordialmente,

Loren Cordain, Ph.D., Professor Emérito

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Olá, me chamo Marcio Roberto. Sou pesquisador, orientador, educador e tenho formação na área de exatas. Praticante de atividades esportivas como Crossfit, musculação e treinos intervalados, utilizo o estilo alimentar Paleo/Primal onde obtive uma melhora fenomenal em minha qualidade de vida, além de aprender e praticar meios de nutrição e tudo que engloba saúde, beleza e bem estar. Apaixonado por novos aprendizados, busco sempre o aprimoramento pessoal através da ciência, compartilhando as novas descobertas com o intuito de ajudar as pessoas transformarem suas vidas.

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